top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

O jeito certo de testar a velocidade da Internet

É normal querer ter certeza de que estamos recebendo a velocidade contratada, mas para isso você precisa testar corretamente a velocidade da Internet.


Pensando nisso, neste post você poderá conferir como fazer o teste de velocidade, quais são os resultados obtidos e quais são os fatores que interferem na sua conexão.



Testando a velocidade


A forma correta de realizar um teste de velocidade implica em alguns passos importantes:


  1. O teste tem maior assertividade quando realizado por dispositivos cabeados;

  2. Dê preferência à sites/velocímetros confiáveis;

  3. Feche todos os programas e interrompa as atualizações;

  4. Seus dispositivos devem ser compatíveis com a velocidade contratada;

  5. Deixe apenas o dispositivo que vai realizar o teste conectado à Internet;

  6. Evite navegar na Internet durante o teste;

  7. Repita o teste ao menos duas vezes para testar corretamente.


A gente sabe que medir a velocidade pelo Wi-Fi é mais fácil, afinal o celular está praticamente sempre em nossas mãos. Porém, ele foi feito para ter mobilidade e não alta velocidade! Então, sempre que quiser testar corretamente a velocidade da sua Internet, prefira realizar o teste com o seu computador conectado via cabo de rede ao roteador!



Vamos lá?


Testar a real velocidade de sua conexão é mais fácil do que você imagina! Basta ligar o cabo de rede em um computador (desktop ou laptop) e no roteador (porta LAN). Lembre-se de desligar o Wi-Fi de todos os dispositivos que geralmente se conectam ao roteador.


Para garantir que não haverá nada que influencie no resultado, feche todas as abas do seu navegador e evite utilizar a Internet no momento do teste. Além disso, feche todas as aplicações que podem consumir a internet em segundo plano, como torrents e plataformas de streaming.


No PC, é só acessar um destes sites que são os mais confiáveis em testar a sua conexão:


Aí é só clicar em “iniciar” e deixar o site fazer todo o resto. Simples, né? O resultado é fornecido pela plataforma, sem precisar de cadastro.



Testar pelo Wi-Fi pode?


Embora não seja indicado, existe a possibilidade de testar a sua velocidade pelo Wi-Fi. Para isso, o seu dispositivo deve ser compatível com o padrão Wireless IEEE 802.11 AC (Dual-Band) e estar conectado à rede 5GHz.


Também indicamos utilizar os sites Speedtest.net (tem aplicativo para Android e iOS!) e Minha conexão para realizar o teste via Wi-Fi. Para melhor performance ou experiência, conecte-se próximo ao roteador (no máximo 2 metros de distância no mesmo cômodo), assim você garante que o sinal terá o mínimo de interferências.


Lembre-se a tecnologia Wi-Fi tem o propósito de oferecer mobilidade aos aparelhos. Logo, a velocidade de conexão alcançada em testes vai depender da capacidade de processamento e das condições externas onde o teste está sendo realizado. Mais adiante falaremos sobre isso.



Entendendo as métricas do medidor de velocidade


Ao fazer o teste de velocidade, você percebeu que existem três resultados que demonstram a sua velocidade. Mas o que significa cada um deles?


1. Velocidade de download (Mbps): é a taxa de transmissão responsável pelo recebimento de dados, ou seja, é a rapidez de quando navegamos em sites ou redes sociais, fazemos pesquisas no Google, assistimos a vídeos ou baixamos um arquivo;


2. Velocidade de upload (Mbps): é a taxa de transmissão responsável por enviar um arquivo, ou seja, ao postar uma foto nova ou enviar um e-mail, ao realizar vídeo chamadas e transferir arquivos para a nuvem;



Aqui você navega com velocidade simétrica, ou seja, taxas de download e upload iguais! Entenda sobre esse conceito aqui.



3. Ping: Latência é o tempo em que o sinal da sua conexão de internet leva para ir até o servidor mais próximo. Ping é o tempo que a rede demora para responder a esse sinal enviado, considerando o tempo de ida e volta do sinal até você. Essa métrica é muito relevante para quem necessita navegar com ultravelocidade. Quanto menor o ping, mais rápida é a conexão da rede.



Somos pioneiros em levar a internet 100% fibra óptica com planos de ultravelocidade simétrica até dentro de casas e empresas em Florianópolis. Confira nossos planos com até 1 GIGA de velocidade!



Fatores que interferem na velocidade atingida


Nem sempre a lentidão em nossa navegação é resultado da baixa velocidade disponibilizada pelo provedor. Outros fatores também podem impactar em sua experiência online.


Geralmente isso ocorre porque os dispositivos não são compatíveis com a tecnologia Gigabit Ethernet e Wireless 11ac. Os aparelhos mais antigos, por uma limitação de hardware, não são capazes de acompanhar essa tecnologia, a tal da “obsolescência programada”.


Por isso, para usufruir da alta velocidade contratada é ideal que seus equipamentos operem, no mínimo, com dupla frequência nos padrões Wireless n/ac – atingindo velocidades de 100Mbps a 1300Mbps – e no padrão Ethernet 10/100/1000Mbps.


Outros fatores externos podem influenciar na velocidade recebida: interferência do sinal, poluição do espectro, localização do roteador, cabeamento e conectorização incorreta, sobrecarga de dispositivos conectados simultaneamente, entre outros...


Na conexão Wi-Fi isso é mais fácil de perceber, pois notamos com mais facilidade a baixa intensidade do sinal no menu Wi-Fi ou a lentidão nas transferências de arquivos. Estes são alguns indícios de que o seu sinal Wi-Fi está sofrendo interferências vindas de outros objetos e obstáculos, mesmo estando relativamente próximo ao roteador.


Além disso, contrair vírus e malwares em seus dispositivos pode causar lentidão na navegação e inclusive causar transtornos graves, como roubo de dados. Por isso, estar protegido com um bom antivírus e realizar varreduras periódicas é essencial para navegar com segurança e alta velocidade!



Então, acha que não está recebendo a velocidade correta em seu plano? Que tal escolher um provedor que leve a fibra óptica até dentro de sua casa? Conheça nossos planos de ultravelocidade a partir de R$99,90/mês (fixo). Aqui você tem uma experiência única na web e se conecta a um mundo de possibilidades!


sim.digital, somos a sua conexão.

 

Quer verificar a velocidade da sua conexão com nosso suporte técnico? É só entrar em contato através dos canais de atendimento 24 horas:


Ligação gratuita 0800.788.5000

Telefone (48) 3197.5000

Ou chame a gente no WhatsApp (48) 3197.1435: clique aqui!


bottom of page