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Sim 🙂, aqui você encontra respostas e soluções para as principais dúvidas relacionadas à internet.

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O que significa internet 100% fibra óptica?


A fibra óptica é uma tecnologia utilizada na condução de sinal de internet que transmite dados através da luz. Ela não sofre nenhuma interferência externa eletromagnética, o que garante qualidade superior em relação a outros tipos de conexão à internet. A internet da sim.digital provém de uma rede 100% Fibra óptica entregue no conceito FTTH (Fiber to the Home, "fibra para o lar"), sendo construída de forma direta entre o provedor e o usuário. Diferente do FTTx (Fiber to The Anywhere, “fibra até qualquer lugar”), na tecnologia FTTH a fibra óptica é instalada diretamente no cliente (residência ou empresa) permitindo ultravelocidade, estabilidade e confiabilidade.




O que é velocidade simétrica de download e upload?


Velocidade de download é a que recebe os dados de outro computador ou servidor para o seu computador ou smartphone, o famoso “baixar” um vídeo, foto ou arquivo. Velocidade de upload é a que faz o envio de dados, como “subir” um arquivo de seu computador/smartphone para outro local na internet e até mesmo enviar uma simples mensagem. Na sim.digital, todos os planos possuem velocidade simétrica, ou seja, você receberá a mesma velocidade para baixar e enviar arquivos, deixando a sua experiência na web ainda mais produtiva!




Qual é o valor e o prazo para instalação em minha casa?


Os planos de internet da sim.digital possuem taxa de instalação gratuita, porém alguns serviços podem ter o valor da ativação. Se houver, no momento da contratação eles serão mencionados pelo consultor de vendas! O prazo de instalação pode variar de acordo com a viabilidade técnica em seu endereço. No ato da contratação é informada a data mais próxima para instalação e agendada conforme a sua disponibilidade. Caso o prazo de instalação exceda, entre em contato conosco para verificarmos a razão do atraso e qual o novo prazo de instalação.




A sim.digital exige linha telefônica para instalar a internet?


Não! Você não precisa ter uma linha telefônica para assinar sim.digital. Mas, se você desejar, temos soluções de telefonia VoIP (voz sobre IP) que utilizam a sua conexão à internet para ligar. Você pode tirar suas dúvidas sobre esse serviço em nossa central de atendimento.




Quais equipamentos são instalados?


Em todos os planos é instalado uma ONU (Optical Network Unit) Gigabit com função de modem e de roteador Wi-Fi. Já no plano Wi-Fi Premium são incluídos também roteadores com a tecnologia Mesh que distribuem os pontos de sinal Wi-Fi de acordo com a dimensão da residência. Para usufruir ao máximo da ultravelocidade dos planos sim.digital (link aqui) é necessário que seus dispositivos tenham placa de rede Gigabit Ethernet e/ou conexão com padrão Wireless 802.11ac (Wi-Fi 5), tal qual o roteador/ONU instalado em sua residência, podendo chegar a taxa de 1000 MEGA de velocidade. Em toda contratação nossos equipamentos são em comodato, ou seja, enquanto você for nosso cliente terá toda assistência necessária quanto a isso; caso rescinda o seu contrato, os equipamentos devem ser devolvidos para a sim.digital.




Eu posso contratar se tiver alguma restrição cadastral?


Toda contratação passa por uma análise cadastral (CPF/CNPJ) e viabilidade técnica (endereço). Caso possua restrição, será necessário uma nova negociação com o responsável pelo seu atendimento.




Os planos possuem fidelidade?


Sim, todos os planos da sim.digital possuem contrato com permanência mínima de 1 ano (12 meses), podendo ser renovados em upgrade de planos. Se preferir, você pode contratar os planos sem fidelidade. Entre em contato através dos canais de atendimento para saber mais.




Meu vizinho tem sim.digital, mas me informaram que não tem disponibilidade na minha casa. Por quê?


Quando isso acontece significa que a caixa de terminação óptica (CTO), que distribui o cabo de fibra óptica da sim.digital para cada um dos assinantes daquele CEP, está lotada. A única forma de assinar um plano sim.digital neste local seria se algum dos moradores cancelassem o serviço, abrindo uma nova vaga na CTO.





FINANCEIRO

Onde posso alterar meus dados cadastrais?


Os dados cadastrais podem ser alterados na área do assinante (clique aqui). Caso preferir, você pode solicitar a alteração em nossa central de atendimento pelo WhatsApp (48) 3197-1435 ou pelo telefone (48) 3197-5000.




Como atualizar boleto vencido e/ou solicitar a segunda via?


Fique tranquilo(a)! Com a nova integração bancária, os boletos vencidos podem ser pagos até 60 dias após o vencimento original, sem a necessidade de atualizar. Você pode solicitar a segunda via do boleto pela central de atendimento no WhatsApp (48) 3197-1435. Ou ainda, se preferir, pode se dirigir até nossas lojas para realizar o pagamento presencialmente!




Preciso mudar de endereço, o que eu faço para levar a internet para o novo local?


Antes de tudo é necessário contatar a sim.digital para verificar se há viabilidade técnica em seu novo endereço. Caso tenha, basta solicitar a alteração de endereço, tendo em mãos os seus dados e o novo endereço completo. É importante solicitar com no mínimo 10 dias de antecedência para que nossa equipe deixe a estrutura pronta, levando o equipamento para ativação na hora da mudança. A alteração de endereço necessita da assinatura do termo de aceite e do pagamento da taxa referente ao serviço solicitado.




Como posso solicitar o cancelamento do contrato?


Para efetuar o cancelamento, basta entrar em contato direto com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp (48) 3197-1435 e escolher a opção no menu.




Onde consulto os contratos e regulamentos vigentes?


Você pode clicar aqui e conferir os contratos e regulamentos de nossas promoções.





SUPORTE TÉCNICO

Como faço o teste de velocidade da minha internet?


Na internet existem vários medidores de velocidade, como por exemplo: Minha Conexão: http://www.minhaconexao.com.br Speed Test: http://rvt.speedtestcustom.com/ Fast: https://fast.com/pt/ Para realizar o teste corretamente, acesse um dos sites acima e utilize um computador conectado com cabo de rede diretamente no roteador. É importante que nenhum outro dispositivo esteja conectado à sua rede e que nenhuma atualização ou download esteja em andamento para que o resultado seja mais preciso. Veja mais detalhes como testar corretamente e velocidade aqui.




Por que meu (insira aqui o seu dispositivo) não atinge a velocidade conforme o contratado?


Os planos da sim.digital garantem velocidade de até 1 Gbp/s, porém para isso seus dispositivos devem estar capacitados para operarem em rede Gigabit Ethernet e no padrão Wi-Fi 5 (802.11ac).
Notamos que a principal queixa, geralmente, é quanto à velocidade atingida no Wi-Fi. Para isso é importante entender os padrões de protocolos Wireless e as frequências utilizadas. Veja mais detalhes aqui.




Por que a internet pelo Wi-Fi está lenta?


Baixa intensidade de sinal no menu Wi-Fi, conexão mais lenta e transferências mais demoradas de arquivos utilizando o Wi-Fi são indícios comuns de que o seu sinal Wi-Fi está sofrendo interferência de fatores externos, mesmo estando relativamente próximo ao roteador. Neste artigo no blog contamos detalhadamente os principais motivos e como resolver, clique aqui.




Por que o Wi-Fi não cobre a casa inteira?


Diversos fatores podem interferir na qualidade do sinal Wi-Fi, saiba mais aqui. Se o seu sinal Wi-Fi não estiver satisfatório, recomendamos a visita técnica para que o técnico ajuste os canais Wi-Fi para uma melhor conexão. Também é interessante optar pelo plano Wi-Fi Premium ( conheça aqui) em que são distribuídos outros pontos de Wi-Fi conforme a necessidade do local.




Por que aparecem duas redes Wi-Fi em minha rede?


A sim.digital instala roteadores/ONU com banda dupla, isto é, que operam em duas frequências distintas (2.4 GHz e 5 GHz) garantindo maior velocidade e alcance de sinal, melhorando o desempenho da sua conexão pelo Wi-Fi. Com a frequência de 2.4GHz, você se conecta com maior alcance de sinal, porém com velocidade reduzida... É a frequência ideal para navegar nas redes sociais, já que elas não dependem de ultravelocidade! Já com a frequência 5GHz, você navega em maior velocidade e com menor interferência quando estiver próximo do roteador. Assim os seus streamings carregam mais rápido e os jogos não travam! Entretanto, para se conectar na rede 5GHz é necessário que seus dispositivos sejam compatíveis com a tecnologia Wireless 11ac.




Estou sem internet, o que fazer?


Se o LED LOS de seu roteador/ONU estiver vermelho/alaranjado, pode ter ocorrido algum problema com a sua fibra ou conector óptico. Caso isso ocorra, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000. Se estiver verde aparentemente está tudo ok, logo o problema pode ser no particularmente em sua conexão local... Para isso, é preciso detectar se a falta de conexão advém de um problema na rede Wi-Fi ou na rede via cabo.




Posso apertar o botão reset do roteador/ONU?


NUNCA! Apertar o botão reset irá desconfigurar o seu equipamento, fazendo com que você perca os padrões estabelecidos para a sua rede, deixando a rede sem segurança e tornando a reprogramação muito mais demorada... Além disso, evite mexer nos cabos atrás do roteador, pois a fibra óptica é muito frágil! Se você ficar sem internet, o procedimento recomendado é desligar o roteador da tomada, aguardar 30 segundos e religar. Caso o problema persista e você precise de ajuda, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Por que minha internet está com velocidade reduzida?


É possível que o motivo seja por algum problema financeiro. Nesse caso, é necessário entrar em contato pela central de atendimento no WhatsApp (48) 3197-1435 ou no telefone (48) 3197-5000 para regularizar sua situação.




A sim.digital avisa os clientes em caso de melhorias no sistema?


Sim, todas as manutenções programadas são avisadas por e-mail, Telegram e redes sociais. As manutenções são realizadas de forma que não interfira na utilização dos serviços para a maioria dos usuários, sendo realizadas em horários de menor fluxo de conexão.




Estou com oscilações em jogos online ou streaming. Como posso resolver?


Jogos online e serviços de streaming geralmente podem ser sobrecarga de usuários em seus servidores. Recomendamos a verificação do status do serviço utilizado no site/app Downdetector (clique aqui) que monitora problemas em tempo real. Também é indicado que o dispositivo que está acessando o serviço esteja conectado via cabo de rede. Além disso, alguns serviços precisam redirecionar portas de IP para que funcione corretamente. Para realizar este procedimento, entre em contato com nosso suporte técnico pelo WhatsApp (48) 3197-1435, 0800-788-5000 ou (48) 3197-5000.




Notei que o cabo de fibra óptica da minha rua foi rompido. O que devo fazer?


Quando identificar qualquer anormalidade nos cabos de internet, é muito importante que nos avise entrando em contato conosco através do 0800-788-5000 ou pelo (48) 3197-5000. A sua informação é de crucial importância para que o atendimento e manutenção seja efetuado o quanto antes e qualquer problema seja sanado.





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