top of page
  • Equipe sim

Como saber quem está usando sua internet Wi-Fi?

Sua conexão anda muito lenta e você está desconfiado de que existem pessoas utilizando a sua rede Wi-Fi sem a sua autorização? 🤔


Por mais que conceder sua senha do Wi-Fi a estranhos possa te soar como um ato gentil, você precisa se atentar ao fato de seus dados estarem vulneráveis na web e pessoas mal intencionadas fazerem o uso para aplicar golpes e disseminar vírus. Portanto, você deve preservar a sua conexão, a fim de manter a segurança dos dados compartilhados em sua própria rede.


Se você quer saber se alguém usa sua rede e deseja fortalecer a segurança dos seus dados, continue lendo.



1. Primeiro passo: entre com contato com a sim.digital

2. Descubra os intrusos

2.1. Verificando os acessos pelo computador

2.2. Verificando os acessos pelo celular

3. Como proteger o meu Wi-Fi de intrusos?

3.1. Escolha senhas difíceis

3.2. Troque as senhas com frequência 3.3. Dicas de aplicativos que podem ajudar a descobrir se alguém está usando sua internet

5. Navegue com a segurança da Sim Fibra




1. Primeiro passo: entre com contato com a sim.digital

Para os assinantes sim.digital, recomendamos entrar em contato conosco através da nossa central de atendimento, nossas redes sociais Instagram e Facebook e também por meio do nosso WhatsApp.

Nós temos uma equipe preparada para te auxiliar em todas as etapas da verificação de intrusos na sua rede e prontos para te orientar em como se manter sempre seguro.


Confira nosso post: Central de Atendimento sim.digital


Para os nossos demais leitores, sugerimos que você entre em contato com o seu provedor de internet e verifique se eles possuem uma equipe capacitada para te ajudar na verificação da sua rede.




2. Descubra os intrusos

Você tem que tomar muito cuidado com os intrusos em sua rede! Eles podem trazer vários prejuízos, por exemplo, a segurança de seus arquivos, senhas e dados.

Hoje, temos meios para descobrir quem anda invadindo sua rede sem permissão e que pode estar te trazendo além da perda de segurança, diminuir a sua velocidade.


Seja pela sua rede Wi-Fi ou computador, vamos ensinar abaixo os meios para descobrir e também para se proteger desses vilões da web.


LEIA TAMBÉM: Dicas para navegar com segurança


Antes de tudo, certifique-se dos dados e do nome que corresponde aos seus dispositivos. Geralmente, cada um deles tem seu nome raiz, seja pelo modelo do produto ou algum número de série, que é informado quando se está conectado.

Para facilitar a descoberta, copie o nome ou número em questão e faça uma busca pela internet por esse dispositivo.




2.1. Verificando os acessos pelo computador

Através do seu computador, tenha o endereço de IP do seu roteador. Se você não sabe, basta seguir esses passos:


  • Chame o suporte técnico da sim.digital (caso não seja assinante, entre em contato com o seu provedor);

  • Confira na traseira do equipamento, o padrão de fábrica, caso ele não tenha sido alterado;

  • Ou acesse o prompt de comando de sua máquina - neste último caso, o procedimento que deve ser adotado, é:

  • Entre no menu iniciar do Windows;

  • Busque pela opção “executar”;

  • Digite “prompt de comando” e entre na aplicação;

  • Dentro do programa digitar “ipconfig” e aperte a tecla "Enter";

  • Lá, estão as informações sobre sua conexão de rede, onde você deve buscar por “gateway padrão”, que será apresentado por uma sequência de números, separado por pontos, por exemplo: 192.167.0.2.


Se você utiliza Mac (Apple), siga estas instruções aqui para acessar o Terminal (prompt de comando).


SAIBA: O que é um endereço de IP?


Com o IP em mãos, abra seu navegador e digite o número na barra de endereços. Depois, coloque o usuário e senha do modem para acessar a página inicial da interface. Lá, busque pela opção que apresenta os dispositivos que estão conectados em sua rede. E, caso descubra alguma conexão suspeita, realize os procedimentos necessários e bloqueie o intruso de sua rede.



2.2. Verificando os acessos pelo celular

A maneira mais fácil de verificar intrusos em sua rede através do celular é com aplicativos específicos. Existem diversas opções nas lojas de aplicativos e algumas delas cumprem bem essa função (a seguir trazemos algumas sugestões dos apps). Se preferir, você pode acessar as mesmas configurações do roteador pelo seu smartphone.


As etapas são bem SIMples: - Acesse as configurações;

- Clique em conexões e selecione a opção Wi-Fi;

- Clique nas configurações da rede que você está usando;

- Selecione a opção gerenciar roteador;

- Você será direcionado a página de configurações do roteador.


DICA DE LEITURA: Meus aparelhos são compatíveis com a velocidade contratada?


Assim como no computador, verifique os dispositivos conectados e procure se há algum intruso em sua rede.



3. Como proteger o meu Wi-Fi de intrusos?

É bem simples bloquear o acesso a sua rede Wi-Fi e pode ser feito pelas configurações do seu roteador. Acessando com o seu código de Servidor DNS no navegador, procure pelas configurações avançadas e pelo filtro de endereço MAC.


Os roteadores possuem formas diferentes de configurações, portanto, não temos como apontar exatamente como está no seu, mas procure nos menus avançados de segurança ou rede a opção que ofereça para bloquear dispositivos ou filtrar endereços MAC.


Assim você poderá adicionar os dispositivos que estão usando seu Wi-Fi sem autorização e bloquear para sempre a conexão deles.


Conectados sim.digital podem nos chamar pelo WhatsApp e tirar suas dúvidas!




3.1. Escolha senhas difíceis

Esta é uma opção muito prática quando o assunto é segurança, mas nem sempre o seguimos…


Sempre ouvimos falar da importância sobre senhas com letras maiúsculas, números e caracteres especiais, mas acabamos por escolher aquela senha numérica bem fácil.

Isso é um grande erro que cometemos e vamos te explicar: basta que o invasor conheça um pouco de você ou tenha acesso a seus documentos, ele pode “chutar” qual é a senha, afinal, ele sabe sua data de aniversário, documentos, endereço…


Você já baixou o app sim.digital - Floripa? Não perca tempo!