top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

Como saber quem está usando sua internet Wi-Fi?

Sua conexão anda muito lenta e você está desconfiado de que existem pessoas utilizando a sua rede Wi-Fi sem a sua autorização? 🤔


Por mais que conceder sua senha do Wi-Fi a estranhos possa te soar como um ato gentil, você precisa se atentar ao fato de seus dados estarem vulneráveis na web e pessoas mal intencionadas fazerem o uso para aplicar golpes e disseminar vírus. Portanto, você deve preservar a sua conexão, a fim de manter a segurança dos dados compartilhados em sua própria rede.


Se você quer saber se alguém usa sua rede e deseja fortalecer a segurança dos seus dados, continue lendo.






1. Primeiro passo: entre com contato com a sim.digital

Para os assinantes sim.digital, recomendamos entrar em contato conosco através da nossa central de atendimento, nossas redes sociais Instagram e Facebook e também por meio do nosso WhatsApp.

Nós temos uma equipe preparada para te auxiliar em todas as etapas da verificação de intrusos na sua rede e prontos para te orientar em como se manter sempre seguro.



Para os nossos demais leitores, sugerimos que você entre em contato com o seu provedor de internet e verifique se eles possuem uma equipe capacitada para te ajudar na verificação da sua rede.




2. Descubra os intrusos

Você tem que tomar muito cuidado com os intrusos em sua rede! Eles podem trazer vários prejuízos, por exemplo, a segurança de seus arquivos, senhas e dados.

Hoje, temos meios para descobrir quem anda invadindo sua rede sem permissão e que pode estar te trazendo além da perda de segurança, diminuir a sua velocidade.


Seja pela sua rede Wi-Fi ou computador, vamos ensinar abaixo os meios para descobrir e também para se proteger desses vilões da web.



Antes de tudo, certifique-se dos dados e do nome que corresponde aos seus dispositivos. Geralmente, cada um deles tem seu nome raiz, seja pelo modelo do produto ou algum número de série, que é informado quando se está conectado.

Para facilitar a descoberta, copie o nome ou número em questão e faça uma busca pela internet por esse dispositivo.




2.1. Verificando os acessos pelo computador

Através do seu computador, tenha o endereço de IP do seu roteador. Se você não sabe, basta seguir esses passos:


  • Chame o suporte técnico da sim.digital (caso não seja assinante, entre em contato com o seu provedor);

  • Confira na traseira do equipamento, o padrão de fábrica, caso ele não tenha sido alterado;

  • Ou acesse o prompt de comando de sua máquina - neste último caso, o procedimento que deve ser adotado, é:

  • Entre no menu iniciar do Windows;

  • Busque pela opção “executar”;

  • Digite “prompt de comando” e entre na aplicação;

  • Dentro do programa digitar “ipconfig” e aperte a tecla "Enter";

  • Lá, estão as informações sobre sua conexão de rede, onde você deve buscar por “gateway padrão”, que será apresentado por uma sequência de números, separado por pontos, por exemplo: 192.167.0.2.


Se você utiliza Mac (Apple), siga estas instruções aqui para acessar o Terminal (prompt de comando).



Com o IP em mãos, abra seu navegador e digite o número na barra de endereços. Depois, coloque o usuário e senha do modem para acessar a página inicial da interface. Lá, busque pela opção que apresenta os dispositivos que estão conectados em sua rede. E, caso descubra alguma conexão suspeita, realize os procedimentos necessários e bloqueie o intruso de sua rede.



2.2. Verificando os acessos pelo celular

A maneira mais fácil de verificar intrusos em sua rede através do celular é com aplicativos específicos. Existem diversas opções nas lojas de aplicativos e algumas delas cumprem bem essa função (a seguir trazemos algumas sugestões dos apps). Se preferir, você pode acessar as mesmas configurações do roteador pelo seu smartphone.


As etapas são bem SIMples: - Acesse as configurações;

- Clique em conexões e selecione a opção Wi-Fi;

- Clique nas configurações da rede que você está usando;

- Selecione a opção gerenciar roteador;

- Você será direcionado a página de configurações do roteador.



Assim como no computador, verifique os dispositivos conectados e procure se há algum intruso em sua rede.



3. Como proteger o meu Wi-Fi de intrusos?

É bem simples bloquear o acesso a sua rede Wi-Fi e pode ser feito pelas configurações do seu roteador. Acessando com o seu código de Servidor DNS no navegador, procure pelas configurações avançadas e pelo filtro de endereço MAC.


Os roteadores possuem formas diferentes de configurações, portanto, não temos como apontar exatamente como está no seu, mas procure nos menus avançados de segurança ou rede a opção que ofereça para bloquear dispositivos ou filtrar endereços MAC.


Assim você poderá adicionar os dispositivos que estão usando seu Wi-Fi sem autorização e bloquear para sempre a conexão deles.





3.1. Escolha senhas difíceis

Esta é uma opção muito prática quando o assunto é segurança, mas nem sempre o seguimos…


Sempre ouvimos falar da importância sobre senhas com letras maiúsculas, números e caracteres especiais, mas acabamos por escolher aquela senha numérica bem fácil.

Isso é um grande erro que cometemos e vamos te explicar: basta que o invasor conheça um pouco de você ou tenha acesso a seus documentos, ele pode “chutar” qual é a senha, afinal, ele sabe sua data de aniversário, documentos, endereço…




Sempre escolha senhas difíceis de serem descobertas usando caracteres especiais, letras maiúsculas com minúsculas e números. Dificultar é um bom caminho.




3.2. Troque as senhas com frequência

Se você ficou sem jeito e acabou dizendo a senha do seu Wi-Fi, pode correr para trocar a senha e manter segura sua rede! Essa é também uma ótima opção para se livrar dos intrusos e muito importante para que a sua conexão permaneça segura.


Para os conectados na sim.digital, basta clicar aqui para falar direto com o nosso Suporte Técnico pelo WhatsApp que a gente te auxilia em todo o processo.



3.3. Dicas de aplicativos que podem ajudar a descobrir se alguém está usando sua internet

Fizemos uma seleção dos aplicativos com melhor reputação para você:


Quem Usa Meu Wi-Fi: com o destaque de um dos aplicativos com maior nota na Play Store e bem fácil e intuitivo, com poucos procedimentos descobre quem está fazendo aquele gato em sua rede.


Fing: Com ferramentas avançadas de análise e monitoramento de rede, exibe as informações dos aparelhos conectados e seus endereços de IP e MAC, de forma bem rápida e prática. Exclusivo Android.


IP Tools: Wi-Fi Analyzer: Realiza uma varredura completa na rede, identificando os usuários conectados simultaneamente e até mesmo o fabricante do aparelho. Este aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS.



4. Navegue com a segurança da Sim Fibra

Navegar na internet, assistir as séries preferidas e conversar com os amigos é bom demais. Mas isso tudo fica ainda melhor quando você garante a sua segurança e a segurança dos seus familiares.



Aqui na sim.digital, sua segurança é nossa prioridade!

Nossos cabos de Fibra Óptica, além de garantirem uma conexão estável, levam até dentro da sua casa a tecnologia de ponta mais segura da atualidade.



Aqui, a sua conexão com segurança está em primeiro lugar!


Ficou doido para fazer parte da legião de conectados da ilha e quer conhecer mais sobre os nossos planos? Clique aqui e conheça.


sim.digital, somos a sua conexão.




 

Você pode contratar também através do WhatsApp, bem SIMples e prático.






bottom of page