top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

Dia da Internet Segura: Dicas para navegar com segurança

A Internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões. Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes em nosso cotidiano.


A internet foi fundamental para revolucionar a comunicação entre as pessoas e temos orgulho de promover milhares de conexões em Florianópolis! Conheça nossos planos de internet 100% fibra óptica.


Grandes volumes de dados são trafegados a todo instante pela internet e, infelizmente, há criminosos que atuam na interceptação dessas informações. Por isso é sempre bom ficar atento e seguir algumas dicas para aumentar sua segurança na internet. Acompanhe a seguir:


Evite anúncios suspeitos

A dica quando pop-ups ou banners aparecem pulando na tela, durante uma navegação por um site ou aplicativo, é ignorá-los. Se você encontrar um produto por um preço muito abaixo do valor de mercado, o ideal é pesquisar na internet se realmente é um anúncio real.


Verifique o certificado de segurança do site

Navegue em sites com o certificado de segurança https. Ele insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador e o servidor, garantindo que suas informações estão seguradas por criptografia, dificultando o vazamento de informações.


Cuidado com links de redes sociais e e-mails

O lugar perfeito para aplicar golpes são as redes sociais, por isso tome cuidado com os links que você encontra por lá. E-mails com assuntos e remetentes duvidosos e desconhecidos podem vírus e dar acesso a hackers, por isso desconfie ao receber mensagens de prêmios e promoções que você não participou.


Crie senhas complexas e altere-as com frequência

Uma senha segura é aquela que combina caracteres, números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas! Não inclua informações pessoais, como nome ou data de nascimento, nem utilize sequências alfabéticas, numéricas ou qwerty. Também é válido usar diferentes senhas para cada serviço, trocá-las com frequência e, para aumentar ainda mais a sua segurança, ativar a notificação de dois fatores (se tiver disponível na sua aplicação).


Evite instalar softwares suspeitos

Não faça downloads de softwares em fontes suspeitas, nem instale programas piratas em seus dispositivos. Junto com a instalação dos programas pode se obter vírus ou arquivos nocivos na conexão.


Mantenha atualizado seus softwares

Sistema operacional, navegador e antivírus devem ser atualizados frequentemente para dificultar a ação dos criminosos digitais. Sistemas desatualizados podem se tornar vulneráveis e serem explorados.


Atenção às compras online

Ao realizar compras online, certifique-se de que a navegação é segura. Prefira realizar compras em sites confiáveis que tenham selo de segurança com cartão de crédito virtual. Vale também pesquisar a reputação da loja antes da compra. Dica: recomendamos o site Reclame AQUI.


Cuidado ao acessar computadores públicos e rede Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi públicas quebram um galho quando mais precisamos, não é mesmo? No entanto, o acesso à internet nesses locais pode ser muito arriscado caso se esteja acessando dados confidenciais. Ao utilizar sua conta bancária, e-mail e redes sociais em um computador público, sempre clique em “sair da conta” antes de fechar a janela.


Cuidado ao repassar informações pessoais a terceiros

Evite divulgar suas informações pessoais sensíveis. Manter o máximo de privacidade nas redes sociais é importante, principalmente em relação ao endereço de residência e telefones de contato. Por isso, pedimos que para sua segurança que não poste dados pessoais em comentários abertos nas postagens! Desejando atendimento, use os nossos canais de atendimento oficiais.


Atenção redobrada com as crianças

Os pequenos inocentes estão mais suscetíveis a cair nas armadilhas da internet. Por isso, é muito importante ter uma conversa sobre educação digital com as crianças. Assim, elas terão consciência sobre o que podem ou não fazer na internet. Outra opção é gerenciar os aplicativos e monitorar o horário em que os menores podem aprender, brincar ou jogar online. Dica: o app Family Link é um app de controle dos pais desenvolvido pelo Google com o objetivo de oferecer opções para ajudar as famílias. Com ele, você pode estabelecer regras digitais remotamente no seu dispositivo para orientar as crianças enquanto elas navegam. O app está disponível para Android e iOS.



Dia da Internet Segura 2022

Todos os anos, organizações do mundo inteiro ligadas a internet, direitos humanos, educação, apoio e proteção se reúnem para comemorar o Dia Mundial da Internet Segura.


No Brasil, a Safernet é a instituição que organiza este dia com o objetivo de celebrar um trabalho de conscientização em torno do uso seguro e ético das pessoas, grupos, empresas e instituições públicas, todos participam. A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável!

 

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais oficiais:






bottom of page