• Equipe sim

O que é Kbps, Mbps, Mega e Giga? Entenda aqui!

Quem nunca ficou confuso ao ver tantos termos na internet? São bits, bytes, kbps pra cá, mbps, mega, giga pra lá. Todos estes termos são unidades de medida e são utilizados para substituir e simplificar a escrita e fala de numerais muito extensos. Estar por dentro de todos estes conceitos é importante na hora de escolher o melhor plano de internet para a sua casa ou empresa!


Neste artigo, vamos lhe mostrar cada um destes termos. Boa leitura!

1. Bits e Bytes

2. Kilobits e KyloBytes

3. Megabits e Megabytes

4. Gigabits e Gigabytes

5. Qual a melhor solução?



Você sabia que a sim.digital foi eleita o Melhor Provedor de Florianópolis? Sim, e também ganhamos o prêmio MELHOR VELOCIDADE pelo site Minha Conexão. Saiba mais aqui!



Primeiramente, é importante mencionar alguns conceitos básicos de informática que fazem toda a diferença.


Bit

É a unidade mais simples de armazenamento e processamento de informações em um computador. Ou seja, todos os dados que existem no seu PC, por exemplo, são formados por um código binário com determinado número de bits. Quando se trata de internet, termos terminados em bit geralmente são relacionados à velocidade da sua conexão.


Byte

É um derivado desse termo e corresponde a um conjunto de 8 bits (1 byte = 8 bits). É mais usado para se referir quanto de armazenamento de dados há no dispositivo. Quanto mais bytes, mais “espaço”.



A partir daí, surgiram também os outros nomes, que são múltiplos dos bytes.


Kilobit

Também representado por Kbp/s, é equivalente a 1000 bits (1 Kbps = 1000 Mbps). Essa medida era muito usada no passado para se referir à velocidade de internet. Porém, com o passar do tempo o termo passou a ser substituído por Megabit.


KiloByte

O famoso KB, refere-se ao tamanho de um arquivo, como um vídeo ou uma foto, por exemplo.


Megabit

É usado para medir a taxa de transferência, ou seja, a velocidade da sua conexão. Na maioria das vezes, a taxa de velocidade é medida por segundo, ou seja, Mbp/s (megabits por segundo).


Em outras palavras, o mega é um prefixo criado para abreviar o termo Megabit. Portanto, ao dizer que se tem um plano de 500 mega, na verdade isso quer dizer que a velocidade da taxa de transferência deste plano é de 500 Megabits. Simples, não é mesmo?


Melhor ainda é saber que na sim.digital, todas as taxas de transferência são simétricas, ou seja, você tem a mesma velocidade para download e upload.


Assine 500 MEGA por R$99,90/mês (fixo)

Megabyte

É relacionado à capacidade de armazenamento, como o espaço de um pen drive, cartão de memória ou disco rígido. Enquanto o megabit mede uma determinada quantidade de informações de 1 bit, o megabyte tem proporção em 8 bytes.


Por exemplo, quando você contrata um plano de 500 Mbps (500 megabits por segundo), se convertermos para megabytes, é o mesmo que 62,5MBps (62,5 megabytes por segundo).

Unidade

Abreviação

Valor

Kilobyte

KB

1.024 bytes

Megabyte

MB

1.024 kilobytes

Gigabyte

GB

​1.024 megabytes

Terabyte

TB

1.000.000 megabytes

Gigabit

É uma unidade de dados que corresponde a 1.000.000.000 bits. Geralmente é abreviado por Gb e está presente na tecnologia de processamento de dados do seu roteador, por exemplo.


Gigabyte

Cuja abreviação é GB (tudo em caixa alta), também é usado para medir a velocidade de internet ou para se referir ao tamanho de algum arquivo. Exemplo: 1 gigabyte é formado pelo conjunto de 1024 megabytes (1 gigabyte = 1024 megabytes).



Navegue com ultravelocidade de 1 GIGA por apenas R$129,90/mês (fixo). Conheça o plano SEM CONTROLE agora mesmo!



Para medição de armazenamento de dados, ainda temos o Terabyte (TB), Petabyte(PB), Exabyte (EB) e muito mais termos múltiplos do byte que atuam como contadores de enormes quantidades de dados.



LEIA TAMBÉM:

Velocidade simétrica: entenda o que é

Os seus aparelhos são compatíveis com a velocidade contratada?



Qual a melhor solução?

Não há uma regra que determine qual unidade usar em cada caso, mas existem alguns padrões. Um serviço de Internet via cabo conta suas taxas de transferência em bits. Os bytes, por sua vez, são mais associados à contagem de espaços e quantidades absolutas de informação, como em HDs ou memória RAM, ou aos pacotes de dados móveis dos planos de celular.


É raro que se use bytes para contar velocidade. Porém, com a proporção de 1 byte para 8 bits, fica mais fácil fazer a conversão e relacionar as duas medidas. Em um plano de 1 Gigabyte, o usuário tem 1024 megabytes de dados para consumir. Ou seja, a quantidade de gigas de um plano móvel não tem nada a ver com a velocidade da internet, mas sim com a quantidade de dados do pacote.


De qualquer forma, temos certeza que não restaram dúvidas ao saber que a sim.digital tem o melhor plano para você!


Não deixe de consultar a viabilidade em seu endereço e dizer sim à ultravelocidade dentro de sua casa ou empresa!


sim.digital, somos a sua conexão.