top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

Redes sociais hackeadas: saiba o que fazer

Como uma extensão de nós, as redes sociais têm o papel de nos conectar com as pessoas que conhecemos e admiramos, estreitando assim os relacionamentos e aproximando quem é impedido pela distância física.


Diante dessa importância na nossa vida e com o alto compartilhamento de dados pela internet, os ataques hackers estão aumentando seu número de vítimas, trazendo vários prejuízos financeiros e morais aos usuários.


Precisando de ajuda para se manter seguro? Você encontrou a matéria certa! Preocupados com a segurança dos conectados, selecionamos as melhores dicas para se proteger e o que fazer em casos de ataques hackers nas redes sociais.



Aqui você vai encontrar:



1. Sinais de uma rede social hackeada

Tentou acessar sua rede social e ela estava desconectada do seu aparelho? Xiii! Provavelmente, você foi vítima de uma invasão hacker.


Outros sinais frequentes das invasões, são:


Login negado - Ao ter acesso a sua rede social, uma das primeiras medidas que o invasor toma é mudar suas credenciais de acesso, para somente ele ter o controle do acesso a sua conta.


Foto do perfil desconhecida/trocada - Sua foto do perfil está diferente da foto usual? Talvez criminosos estejam sob o domínio de seus dados.


Nome de usuário alterado - Se o seu @ foi alterado em algum caractere, os criminosos que invadiram a sua conta podem estar sinalizando que agora elas pertencem a outros donos.


Bio atualizada - Apareceu um link na sua bio ou até mesmo alguma mensagem de conteúdo ofensivo e não foi você que colocou? Certamente foi um hacker que o inseriu para prejudicar também as pessoas que você conhece.


Novas fotos e publicações - Geralmente os criminosos podem invadir as contas para vender produtos ilícitos e cometer diversos crimes, então realizam diversas publicações.


Mensagens suspeitas - Já viu algum amigo dizendo “Me perdoe pelas mensagens enviadas, tive a conta invadida”? É justamente esse o cenário que o hacker organiza na conta hackeada. Envia mensagens ofensivas e com links contendo vírus para aumentar ainda mais o seu número de vítimas.





2. Anote nossas dicas de proteção

Você precisa aumentar o seu nível de segurança ao máximo e estamos aqui para te ajudar! Abaixo listamos algumas dicas de segurança e o que fazer após ser vítima desses ataques.


2.1 Não ter a mesma senha para o e-mail e para a rede social

Sugerimos que não use a mesma senha para as redes sociais e o e-mail. Isso é um princípio de segurança básico para acabar não perdendo o acesso de tudo.



2.2 Trocar a senha periodicamente

Recomendamos que troque suas senhas preferencialmente a cada 6 meses, incluindo caracteres especiais e alternando entre letras maiúsculas e minúsculas. Assim, você aumenta o nível de proteção da senha.



2.3 Não clicar em links suspeitos

O ano é 2023 e você ainda clica em qualquer link enviado por SMS, WhatsApp e redes sociais? É hora de parar e se atentar mais sobre a origem deste link, protegendo seus dados e os dados de quem tem contato com você. Peça uma confirmação por mensagem de áudio caso seja a conta de um amigo que enviou o link, pergunte do que se trata e mantenha-se atento!



2.4 Habilitar a autenticação de dois fatores

Ao realizar a troca de senhas, aproveite e habilite a autenticação de dois fatores. Essa autenticação faz com que seja enviado um código SMS para o seu celular ou também você pode escolher receber o código por ligação. Esse código vai garantir que quando sua conta for acessada por outro dispositivo, você receba um aviso confirmando se reconhece este acesso. Desta maneira, você pode barrar o invasor imediatamente.



2.5 Controlar por onde acessa as contas

Redes públicas são um grande risco para a segurança dos seus dados. Através de redes abertas, o hacker pode acessar o dispositivo das pessoas conectadas nela e acessar informações sigilosas. Atente-se para uma conexão sempre segura!



2.6 Desativar as senhas automáticas do celular e dos computadores

Embora facilite o dia a dia, manter senhas salvas automaticamente deixa vulnerável o acesso às suas redes sociais. Se alguém com más intenções tiver acesso aos seus aparelhos, suas informações serão facilmente descobertas.




3. Como fazer para recuperar sua conta

Neste tópico, consideramos importante salientar que cada rede social (Instagram, Facebook, TikTok, Telegram, entre outras) possui a sua própria página de recuperação ao acesso da sua conta.


Portanto, siga à risca as instruções das páginas de recuperação para acessar sua conta novamente, o quanto antes. IMPORTANTE! Informe um e-mail e telefone válido para contato com você. Veja quais são as páginas para recuperar a conta das redes sociais mais utilizadas:


3.1. Recuperar conta do Instagram

Para recuperar o acesso a sua conta do Instagram, é relativamente fácil. Você deve clicar aqui e acessar a página de suporte. Lá, eles vão pedir um e-mail válido e você será direcionado para responder um formulário sobre os motivos de não conseguir o acesso. Preencha cuidadosamente e escolha as opções sobre “como recuperar a senha da minha conta”.




3.2. Recuperar conta do Facebook

Caso tenha problemas para acessar ao Facebook, clique aqui para ser redirecionado à central de ajuda e siga as instruções de “Recuperar esta conta”




3.3. Recuperar conta do TikTok

Você acha que a sua conta do Tik Tok foi invadida? Clique aqui e siga os passos da sessão “minha conta foi invadida” para voltar a acessá-la.




3.4. Recuperar conta do Telegram

Se o seu celular foi roubado e você deseja voltar a ter o acesso ao Telegram, clique aqui.

Lembrando que a verificação de duas etapas é um passo importantíssimo para que a sua conta seja recuperada com sucesso.




4. Recuperou a sua conta?!

Agora saiba que um universo de possibilidades a um clique de distância só vale a pena com segurança!


Fortaleça sua segurança com a máxima proteção dos dados escolhendo em seu plano de internet o app Kaspersky que conta com recursos avançados de proteção e otimização de desempenho de até 3 dispositivos diferentes (Windows, Mac ou Android)!


Tenha VPN gratuita com até 300 MB de tráfego por dia, navegador Safe Money para criptografar pagamentos online e Webcam Protection para impedir acessos não autorizados à sua webcam – tudo isso incluso em nossos planos Sim Fibra.


Kaspersky + sim.digital = conexão segura em Florianópolis

sim.digital, somos a sua conexão.


 



bottom of page