top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

5G do celular x 5GHz do Wi-Fi

Os termos 5G e 5GHz já são conhecidos por você. Mas você entende a diferença entre eles? Eles parecem ser semelhantes por levar o número cinco em seus nomes, assim como a letra G... Mas eles possuem diferenças significativas em todos os termos!


Veja só: O 5G é o padrão mais novo de internet móvel, que já está sendo lançado nas principais capitais brasileiras, enquanto o 5GHz é uma faixa de frequência do seu sinal de Wi-Fi. Vamos entender melhor sobre a diferença entre essas nomenclaturas?! Continue lendo.


Aqui você vai descobrir:







O que é 5G - a internet móvel mais moderna?

É a tecnologia de internet móvel, que faz com que seu celular não dependa de uma conexão Wi-Fi para navegar na internet com alta velocidade. Tudo começou com o lançamento da internet 3G, que era chamada de terceira geração. Após isso, a evolução na área Telecom não parou mais e veio também o lançamento da internet 4G.


Agora temos o 5G, que é a última geração em tecnologia de internet móvel e que está chegando nas principais capitais do Brasil. Pelo menos oito vezes mais rápida do que a internet 4G, a internet da quinta geração (5G) tem um maior alcance e atinge maiores velocidades nos dispositivos móveis, o que permite uma navegação pelo celular mais rápida e eficiente.


Para ter acesso a tecnologia da internet 5G é preciso ter um celular compatível. Os modelos mais modernos possuem preço mais elevado do que os celulares compatíveis com a rede 4G, podendo chegar até R$8 mil.






O que é 5GHz - a frequência Wi-Fi?


É a versão mais moderna de frequência do seu Wi-Fi. Antes, era utilizada para conexão apenas a frequência 2.4GHz, com maior alcance de sinal, porém menor velocidade. A frequência 5GHz chegou justamente para aumentar a velocidade da conexão sem fio, assim como a internet móvel 5G está atendendo esta demanda.


Para que o seu roteador emita sinal utilizando a frequência 5GHz é necessário antes de tudo que o seu modem seja compatível, neste caso, que seja um roteador Dual Band.


Aqui na sim.digital, nossos conectados recebem os Super Roteadores Dual Band, ou seja, você se conecta nas duas frequências Wireless. E tem mais, os Super Roteadores possuem a tecnologia Mesh, que ajuda a ampliar o sinal por toda a casa e deixar a família toda conectada!


Assim como no 5G, para navegar na ultravelocidade da frequência 5GHz, é necessário que o seu smartphone seja compatível com a tecnologia (padrão 802.11ac).






Qual escolher entre 5G e 5GHz?


Por possuírem funções distintas, a escolha entre elas é fácil. Você precisa avaliar qual é a melhor para o seu caso.


Se você está falando de internet móvel, é imprescindível optar pela tecnologia mais recente da internet 5G e ter uma melhor experiência em navegação.


Já, se você tem a opção de se conectar a um roteador, sugerimos que escolha sempre que se conecte pela frequência 5GHz do seu Wi-Fi. Assim, você garante uma navegação mais limpa e sem interferências.


 

Agora que você já sabe a diferença entre a internet 5G móvel e a internet 5GHz do Wi-Fi, aproveite para se conectar com o Melhor Provedor de Florianópolis!


sim.digital, somos a sua conexão.




bottom of page