top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

5 fatores que fazem a fibra óptica romper

Alguns imprevistos que fogem ao nosso controle podem afetar a sua internet e outros serviços que utilizam os postes de energia para fixação do cabeamento...

Listamos aqui cinco fatores que podem fazer a fibra óptica romper:



1) Acidentes envolvendo queda e danificação de postes

Os cabos de fibra óptica são alocados nos postes elétricos, então caso algum poste sofra dano como quebra ou queda por completo, a sua conexão poderá ser afetada.



2) Caminhões acima do limite de altura

É possível um caminhão enroscar na rede aérea presa em um poste, ainda mais se ele não respeitar a altura máxima permitida para as carrocerias dos caminhões. O resultado é quase sempre o mesmo: casas sem energia elétrica, sem telefone e sem internet, postes no chão e outros danos.



3) Intempéries (ventos, chuva, ciclone) e incêndio

Os cabos de fibra óptica são mais resistentes do que os cabos elétricos comuns, mas com um ciclone bomba não há rede que resista! Sabemos que sinistros podem afetar a sua conexão, outros serviços elétricos e até mesmo a infraestrutura da sua casa.


Outro fator são os incêndios: por mais que os cabos de fibra óptica possuam capa retardante à chama, incêndios generalizados em geradores dos postes costumam afetar os cabos ópticos, rompendo-os e interrompendo a conexão.



4) Pipas com linhas de cerol

Um dos principais motivos das ocorrências de rompimento de fibra óptica é por conta do uso de linha chilena ou cerol em pipas. O cerol é um composto de vidro moído e cola usado em linhas de pipas para cortar linhas de outros praticantes. Já a linha chilena é encerada com quartzo moído, pó metálico ou óxido de alumínio, com o mesmo fim.


Além de causar acidentes e mortes, o uso do cerol ou outros materiais cortantes usados para empinar pipas deixa milhares de pessoas sem energia elétrica e muitas vezes sem internet. Por isso é importante soltar pipa em locais afastados da fiação e da circulação de pessoas e não utilizar linhas chilena ou de cerol.



5) Por incrível que pareça, roedores

Sim! Os roedores possuem dentes ferozes e também podem interromper o sinal da sua conexão.


Aqui na sim.digital trabalhamos com cabos ópticos com proteção anti-roedor para inibir a ação dos ratinhos. Até hoje, nunca tivemos a ocorrência de rompimento por roedores!



Além disso, concessionárias de energia podem cortar fios por engano, alguma região ter queda de luz generalizada e vandalismo e outras condutas criminosas como roubo de cabos podem interromper a transmissão, fazendo com que determinadas regiões fiquem sem acesso à internet.


Vale a pena mencionar que, em caso de problemas envolvendo os postes elétricos, a sim.digital é obrigada a respeitar a liberação da concessionária de energia para efetuar os reparos na rede, garantindo a segurança dos técnicos após a conclusão da manutenção do poste realizada pela empresa responsável. Em determinadas situações, a previsão de normalização da rede pode se estender.




Resolução de problemas 24 horas por dia

Problemas sempre existiram e sempre existirão. A boa notícia é que sempre estamos buscando formas de melhorar nossa infraestrutura para manter você conectado o tempo todo!


Um exemplo disso é a contratação de links de contingência. Assim, quando o link principal estiver indisponível, o de contingência é acionado para garantir que você não perca a conexão até a manutenção do serviço!





As redes da sim.digital são construídas e mantidas de acordo com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado. Além disso, realizamos manutenções preventivas para evitar impactos nos serviços prestados, tudo para manter a disponibilidade de sinal aos nossos assinantes.


E mesmo com esses fatores apresentados, estamos sempre prontos para resolver qualquer problema o mais rápido possível! Contamos com uma equipe de suporte técnico especializada e disponível 24 horas por dia nos canais de atendimento:


Ligação 0800.788.5000 ou (48) 3197.5000



sim.digital, somos a sua conexão.

 
Planos internet 100% Fibra óptica com 1 GIGA de velocidade simétrica em Florianópolis




bottom of page