top of page
  • Foto do escritorEquipe sim

5 dicas para você navegar na internet de forma segura

A internet é o passatempo da maioria dos brasileiros, sem contar que virou a fonte de renda de tantos outros! Apesar de todas as vantagens que o acesso à internet nos permite, também devemos nos proteger para evitar dores de cabeça futuras.



Procurando uma internet para navegar com velocidade e estabilidade? Conheça nossos planos a partir de R$99,90/mês*!



Neste artigo, trouxemos cinco dicas básicas que irão te ajudar a navegar na web com tranquilidade e segurança!



1. Use senhas seguras, diferentes para cada conta e altere-as periodicamente

O primeiro passo dos hackers para realizar crimes cibernéticos é “quebrar” senhas através de programas ou “à força” (chutando uma série de senhas prováveis e óbvias). Por isso, a dica é simples, clara e objetiva: sempre use senhas seguras e diferentes para cada conta, pois caso um dos dados vaze, os demais estarão protegidos.


O que caracteriza uma senha segura?

Nada de números de telefone ou variações relacionadas com nomes e datas de nascimento de pessoas conhecidas. Uma senha segura de verdade inclui combinações de números, letras maiúsculas e minúsculas e, se possível, caracteres especiais (como . , # $ _ -). Quanto mais segura e complexa, menores são as chances de invadirem sua conta. Também não exagere: utilize combinações de palavras que não façam sentido, mas que sejam fáceis de você memorizar!


Hoje em dia, diversos aplicativos e serviços informam, ao criar uma conta, o nível de segurança da senha que você está inserindo. Isso ajuda muito na hora de criar a sua da maneira mais adequada!



2. Faça compras em sites seguros (https)

Sempre verifique se os sites dos quais você está adquirindo algum produto ou serviço são seguros e se, de fato, são originais. Sites seguros começam com https:// e geralmente os navegadores apresentam um cadeado ao lado do link, atestando que a navegação é segura naquele link.


Atualmente, diversas empresas são alvos de ações criminosas de geração de links falsos (Americanas, Submarino, Casas Bahia, Amazon, entre outras). Verifique sempre o site oficial da empresa mencionada na mensagem antes de clicar no link e realizar alguma ação de cadastramento ou compra.


Inclusive a gente mesmo já sofreu com isso. Vale a pena conferir um exemplo de golpe muito na internet: neste artigo falamos de um caso de sorteio fake envolvendo nossa empresa!



3. Cuidado com spams e sites maliciosos

Muitas mensagens de spam e links maliciosos são utilizados para chamar a sua atenção e fazer com que você acesse aquele conteúdo para, assim, ter acesso aos seus dados. Por isso, não abra e-mails suspeitos. Se você estranha o remetente ou assunto da mensagem parece irreal, isso pode ser um click bait para uma ação criminosa.


Lembre-se que bancos não pedem senha por e-mail ou mensagens, muito menos que você confirme dados ou envie seus documentos.


Fique sempre atento também com sites com mega promoções piscantes que induzem à compra ou fornecimento de dados. Vale confirmar através da dica acima, a veracidade e segurança do site em questão antes de realizar alguma ação.



4. Atenção ao utilizar computadores compartilhados

Dê preferência para acessar sites com suas informações pessoais (redes sociais, internet banking, serviços de streaming ou lojas online) em seu próprio computador pessoal.


Se utilizar computadores compartilhados (seja em escritórios, coworkings, lan houses, etc.), nunca selecione a opção “guardar senha” e lembre-se de deslogar da conta ao encerrar suas atividades. Se possível, também exclua o perfil do navegador que você utilizou, garantindo a sua segurança contra hackers.



5. Não faça downloads de jogos/softwares piratas

Tanto jogos como softwares piratas podem conter vírus expondo o seu o computador a ameaças externas. Nem sempre softwares crackeados se limitam a driblar o licenciamento de pagamento. Como o crack na maioria das vezes requer a interrupção de novas atualizações, o software fica sem atualizações de segurança, se tornando uma potencial porta de entrada para criminosos acessarem seus dados pessoais.


Além disso, atualizar o antivírus é sempre bom! Mantenha seu computador e celular com o antivírus sempre atualizado. Eles oferecem uma proteção maior contra links fraudulentos e alguns até sinalizam ao usuário sobre ameaças.




Agora que você já sabe como navegar de forma mais segura, que tal contratar um provedor de internet que oferece toda a segurança e privacidade necessárias para que hackers não interceptem seus dados?!


Aqui na sim.digital contamos com protocolos de segurança em nossos servidores e roteadores, garantindo que você navegue com ultravelocidade, sem deixar a segurança de lado! Tudo isso com uma mensalidade que cabe no seu bolso e soluções pensadas para as suas necessidades.



 


bottom of page